sexta-feira, 4 de outubro de 2013

RESENHA: Feios | Scott Westerfeld


Autor : Scott Westerfeld

Editora : Galera record


SINOPSE: 


Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.


Resenha:


Para amantes de ficção cientifica (como eu) a sinopse de Feios chama a atenção de imediato, mas ao se  aprofundarmos mais na historia o leitor percebe que as frustrações da protagonista e as questões sociais que estão claramente presente nos livro têm muita a ver com a  nossa realidade, Scott consegue passar de forma leve com uma leitura rápida todas as criticas e discussões do tão conturbado mundo adolescente (quem não gostaria em plenos 16 anos passa por uma cirurgia de reforma geral?). O livro foca muito essa questão superficial da protagonista, nesse desejo de perfeição, Tally mora na vila dos feios onde fica todos os jovem até o dia da tão sonhada transformação, após esse  dia em diante eles se mudam para  Nova perfeição ,como o nome já diz, esta é a cidade onde ficam todos os que já passaram pela intervenção plástica, onde só  acontecem festas, baladas e eventos da alta sociedade.No começo da leitura até concordamos com as defesas do governo para tais mudanças na raça humana, como, todos serem iguais em um mundo sem defeitos etc , e toda a conversa fiada que grandes lideres sempre usam para mascararem seus reais objetivos (em se tratando de utopias).

De contra peso a toda essa burguesia somos apresentados a personagem Shay (maravilhosa diga-se de passagem) para nos mostrar que o mundo não é só feito de rostos perfeitos e festas sem sentido, levando a amiga Tally a ter novas experiências. O enredo tem um misto de  mistérios e criatividade como a descrição da própria cirurgia por exemplo e com ótimas dose de aventura principalmente quando shay leva sua mais nova amiga Tally para conhecer  A FUMAÇA que é a resistência que esta refugiada nas florestas e são contra a ideia desse mundo perfeito que nos foi imposto pelo lideres mundiais , e é lá também que acontece algumas cenas de romance com o personagem David ,que se torna rapidamente a paixonite de Tally ,nesse momento acontece uma quebra de ritmo na historia , mas se tratando de uma literatura para o publico adolescente não podemos julgar o autor por isso, e logo Scott coloca seus personagens no foco principal da trama (que não vou estraga contando aqui).

A mensagem que esta por trás de Feios ficou na minha na cabeça por vários dias após o termino do livro , a critica social pelos valores de uma beleza perfeita atingem em cheio e faz você pensar no que realmente importa, e de como a nossa sociedade real da mais importância a um rosto perfeito do que a outros atributos de personalidade. Mas como Scott não é bobo nem nada com o grande sucesso que Feios fez nos EUA veio logo as continuações onde o autor nos mostra que ser bonito não é o suficiente nos dias atuais, levando sua heroína Tally a níveis bem mais altos de perigo para ajudar a Fumaça e a desmascarar o segredo por trás da famosa cirurgia plástica.

Indiquei o livro para vários amigos e a resposta de todos foi satisfatória, as continuações já foram todas lanças no Brasil sendo elas : Perfeitos, Especiais e Extras, esse ultimo sendo um spin off .


A capa do livro se torna chamativa e interrogativa a partir  do momento que você consegue ver as contradições que ela apresenta. Com poucos detalhes e um fundo branco, um belo e misterioso rosto (o que é comum na maioria das capas desse mercado) esta por trás da palavra FEIOS, o que desperta a curiosidade do leitor. Outro detalhe é que se vocês observarem  numa visão frontal da capa e contracapa você percebe que na verdade é a cena de um abraço (meio que falso, representando simbolicamente uma passagem do livro, mas isso só  foi claro quando li o livro todo e fui explorar a capa outra vez).



Resenha feita por Itamar Jo


Um comentário:

  1. TEnho os 4 livros no Kobo, vou ler também só vejo comentário positivos sobre ele, adorei sua opinião.

    ResponderExcluir